Sacolas

Copiado de uma propaganda da Super de maio:

Porque optar pelas duráveis, como faziam nossos avós

O mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950. Como não se degradam facilmente na natureza, grande parte delas ainda vai continuar por mais de 300 anos em algum lugar do planeta.

Calcula-se que até 1 trilhão de sacolas plásticas são produzidas anualmente em todo o mundo. O Brasil produz mais de 12 bilhões todos os anos e 80% delas são utilizadas uma única vez. (É, foi por água abaixo o argumento de que as sacolas eram reutilizadas :P)

Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento.

Várias redes de supermercados do Brasil e do mundo já estão sugerindo o uso de caixas de papelão e colocando à venda sacolas de pano ou de plástico duráveis para transportar as mercadorias.

Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores (não em Xanxerê, friend), mas têm um custo incalculável para o meio ambiente. (Frase de efeito, meio exageradinha né…).

Tá, tá eu sou a favor das sacolas retornáveis, acho que é um esforço válido. E também mexe com o nosso cotidiano, o que causa uma melhora na percepção e aprendizagem (comprovado gente) e diminui um pouco o nosso sedentarismo. E além de tudo é cool!

Dêem (ou deem, ou dem? Agora a gramática me deixou na mão) suas opiniões, vamos polemizar isso aqui. Mantenham o respeito por favor :D

    • deo, a terrível.
    • 29 de Maio, 2009

    é, vamos polemizar!
    mas a parte de “mantenham o respeito” me impede…
    bom, adoro as sacolas retornáveis, também acho legal, são estilosas e tem pra todos os gostos, nao precisa comprar aquela amarelo caganeira que tem nos mercados… rsrs

    e viva o pioneirismo xanxeriano!
    viva!
    \o/

    • Camila
    • 2 de Junho, 2009

    Cara eu tava muito a favor, dai pensando melhor tô sem opinião própria.
    Tipo, acho que fizeram mais pro lucro de comprar saco de lixo do que pelo ser ecológico, mas de alguma maneira deve estar sendo útil.
    Não tenho muito o que questionar (: auheuahe.

    • FaBiNho__X
    • 3 de Junho, 2009

    aqui em balneário sempre utilizo, não saio de casa para as compras sem uma, sempre tenho uma na mochila tbm..caso precise de ultima hora :P e já está sendo usado bastante, o pessoal do mercado gosta também! uns dizem que é exagero..mas cada um é cada um né! no big tem um carrinho cheio de sacolas mostrando qntas nós gastamos por ano/ou vida. haihiaaa. muito legal, faz as pessoas pensarem melhor sobre o ato. :)

    • joiris manoela :)
    • 4 de Junho, 2009

    Eu fui no aterro de xanxerê e região esses dias, e é incrível a quantidade de sacolas plásticas que tem lá…
    Quando o lixo chega ele passa por um processo de seleção para reciclagem e boa parte é reciclado, mas sacolas não, nem uma única sacola pode ser reciclada, pois todas ficam contaminadas com lixo orgânico.
    Portanto essa atitude de Xanxerê pode nos trazer orgulho! E espero que logo mais cidades utilizem da idéia :)

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: