Sobre a performance na Marcha das Vadias (não da Marcha)

Opinião de uma leiga.

Ouvi uma porção de argumentos defendendo a performance que aconteceu na Marcha das Vadias. Nenhum até agora me convenceu.

1º Nunca vi ninguém esclarecido, ou com boas intenções, que se dedique a queimar livros e destruir símbolos religiosos. Esse tipo de intolerância é característica da história da Igreja Católica (não só dela). Também é característico das Igrejas Evangélicas (o famoso episódio do pastor que chutou a santa). Sério, é com esse tipo de gente que vocês querem ser comparados? Com gente que não suporta a alteridade?

2º A Igreja Católica é homofóbica, machista, transfóbica, e mais uma porrada de fóbicas. O protesto é válido. O Papa vem aqui pra distribuir preconceito intitulado Manual de Bioética? O Estado tá paganu? Tem que protestar mesmo. Agora, quando se faz uma performance dessa as pessoas param de prestar atenção no que você diz para prestar atenção no que você faz. Ao invés de ser um convite  ao debate, faz com que a população se feche porque ficou chocada. Perdeu o propósito.

3º Eu, que admito não ser o melhor exemplo de tolerância, tenho uma política para “desrespeitar religião”. Se você quer acreditar em unicórnios, arca de Noé, gnomos, o problema é seu; não discuto, não argumento, não me importo, enfim “respeito” a sua escolha. O meu respeito termina quando a religião fere a minha liberdade ou a liberdade do outro. Acho que todo mundo tem o direito de criticar a Igreja Católica, porque ela dá motivos de sobra para isso; mas eu não entendo qual a nóia de quebrar santa e enfiar cruz no c*.

4º Não é relativismo, não é que a cultura católica é sagrada. O problema é que é intolerante. É que não acrescenta à luta feminista, LGBT, nem nenhuma outra; na verdade só atrasa.

5° Pra quem não entendeu ainda: não foi a Marcha que organizou a performance.

Nem vou corrigir, senão não posto.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

